quarta-feira, 16 de junho de 2010

ARTEMÍSIA -Ótima para os rins e cólicas





Também chamada de erva do fogo
Esta planta é muito comum no Brasil. Atinge até 1,20 metros de altura. As folhas são bastante divididas, verdes por cima e prateadas por baixo. Suas flores são pequenas e amareladas. Reproduz-se por semente ou rizoma. Tem preferência por clima quente e locais arejados. O chá de artemísia tem sabor amargo e o aroma é bem intenso.


A Artemísia é a principal erva do aparelho uro-genital feminino. Previne doenças, regulariza o ciclo menstrual, alivia as cólicas.
Em grego artemísia significa integridade e boa saúde.

Ela é a erva da mulher, para recompor o Eu feminino, para ajudar a mulher a se integrar muito mais no seu papel, com sua maternalidade e sensibilidade. É ótima para mulheres que precisam ser sempre fortes, ou que não se assumem inteiramente, pois precisam fazer numa grande parte da sua vida, papel de homens. Essas mulheres têm normalmente problemas menstruais. Também é conhecida desde a antigüidade por ajudar nos partos. Seu nome provem da deusa Artemis, que era a protetora dos partos.

A Artemísia deve ser usada por pessoas que constantemente precisam de uma limpeza energética profunda, e quando há necessidade de limpeza profunda de toxinas físicas e energéticas.

Num almanaque médico astrológico de épocas renascentistas apareceu escrito por um autor desconhecido os segredos da artemísia: "Infunde alento, ânimo e força, a quem a trouxer consigo junto do coração. Essa erva, bebida num copo de vinho branco, tira logo o cansaço do caminho. E tem outra rara virtude, que o caminhante que a trouxer, sentirá muito menos o caminhar. Estas virtudes recebe essa erva de uma estrela que os astrólogos chamam Algol."

O grupo inclui 200 a 400 espécies de plantas herbáceas e arbustivas, ricas em óleos voláteis. O absinto é um exemplo de espécie de Artemísia.

•nome científico: Artemisia vulgaris
•nome em inglês e francês: armoise / armoise
•origem: Marrocos
•extração: destilação a vapor de toda a planta
•principais componentes: alfa-thujone, beta-thujone
•descrição: Líquido incolor a amarelo esverdeado de odor característico.
•Utilização: Óleo muito utilizado na aromaterapia, sendo estimulante e energizante.
A artemísia é muito utilizada como moxa na terapia chamada moxabustão.
Mistura-se bem com óleo de: patchouli, alecrim, lavandim, sálvia sclarea, cedro atlas e cedro virgínia
Observação: Evitar uso durante a gravidez.

Uma super dica também é que os banhos de imersão com chá forte de artemísia, facilitam o parto e ajudam os muito nervosos, neuróticos e histéricos

Nenhum comentário:

Postar um comentário